Foto: Márcio Brasil (Divulgação)
A Feira do Produtor Valdir Soares da Costa, localizada no Bairro Vila Nova, em Santiago, mudará de endereço e ganhará uma nova estrutura, com mais comodidade para os expositores e o público consumidor.
Desde que foi inaugurada, há quatro anos, a Feira da Vila Nova, como é popularmente conhecida, funciona às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, na esquina das ruas Tito Becon e Ciro Mello, mas, até o final do semestre, deverá ocupar um espaço mais amplo na pracinha, ao lado da rótula Gibelino Minuzzi, na Rua General Neto, em frente à Assembleia de Deus, no mesmo bairro.
O projeto da Secretaria de Planejamento foi desenvolvido pelo arquiteto Kelvin Savian, seguindo orientações da Secretaria da Agricultura de proporcionar um espaço maior para feirantes e clientes.
A nova estrutura abrigará 18 estandes para os produtores e terá um espaço para circulação interna do público, dentro de uma estrutura coberta.
Página reúne 12 memes sobre a passagem dos atores globais pela região
A prefeitura decidiu mudar o local da feira para economizar o aluguel do terreno. No projeto novo, os estandes ocuparão uma área pública, sem custos para os cofres do município.
Atualmente, segundo a Secretaria de Agricultura, 17 famílias do meio rural vendem sua produção. No local, é possível encontrar hortaliças, pães caseiros, compostas e outros produtos orgânicos e coloniais.
No total, há quatro feiras de rua em Santiago, que funcionam em dias alternados. A mais antiga é a do Hortomercado Municipal, que está completando 30 anos. Já a Feira de Orgânicos e a Feira do Ginasião foram criadas em 2016. Três delas funcionam das 17h às 19h, com exceção da Feira de Orgânicos, que abre aos sábados, a partir das 8h. Somente na feira do Bairro Vila Nova, há 17 famílias trabalhando.
Com as outras feiras, a prefeitura estima que cerca de 70 famílias do interior de Santiago sejam beneficiadas com a venda de seus produtos. Conforme estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura, as quatro feiras movimentam, por mês, em torno de R$ 300 mil.
- As feiras são tradicionais em Santiago, desde o tempo da charrete. Para os feirantes é bom porque têm retorno rápido - diz o secretário de Agricultura e Pecuária, Ademar Canterle.
A NOVA ESTRUTURA
Como será o projeto da Feira do Produtor Valdir Soares da Costa
- 18 estandes para feirantes
- Espaço para circulação interna do público
- Estrutura coberta
- A feira mudará do atual endereço, na esquina das ruas Tito Becon e Ciro Mello, para a pracinha ao lado da rótula Gibelino Minuzzi, na Rua General Neto, em frente à igreja Assembleia de Deus. Os dois endereços são no Bairro Vila Nova
- A obra está em andamento e deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre
- A feira continuará atendendo às terças e quintas-feiras, às 16h, com hortifrutigranjeiros, produtos orgânicos e coloniais
Outras feiras
Hortomercado Municipal
- Funciona às terças e sextas-feiras, das 16h50min às 19h
Feira do Ginasião
- Funciona às quartas-feiras, das 16h às 19h
Feira de Orgânicos
- Funciona aos sábados, na Praça Moisés Viana, das 8h às 11h