região

Feira do Produtor vai mudar de endereço em Santiago

Foto: Márcio Brasil (Divulgação)

A Feira do Produtor Valdir Soares da Costa, localizada no Bairro Vila Nova, em Santiago, mudará de endereço e ganhará uma nova estrutura, com mais comodidade para os expositores e o público consumidor.

Desde que foi inaugurada, há quatro anos, a Feira da Vila Nova, como é popularmente conhecida, funciona às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, na esquina das ruas Tito Becon e Ciro Mello, mas, até o final do semestre, deverá ocupar um espaço mais amplo na pracinha, ao lado da rótula Gibelino Minuzzi, na Rua General Neto, em frente à Assembleia de Deus, no mesmo bairro.

O projeto da Secretaria de Planejamento foi desenvolvido pelo arquiteto Kelvin Savian, seguindo orientações da Secretaria da Agricultura de proporcionar um espaço maior para feirantes e clientes.

A nova estrutura abrigará 18 estandes para os produtores e terá um espaço para circulação interna do público, dentro de uma estrutura coberta.

Página reúne 12 memes sobre a passagem dos atores globais pela região

A prefeitura decidiu mudar o local da feira para economizar o aluguel do terreno. No projeto novo, os estandes ocuparão uma área pública, sem custos para os cofres do município.

Atualmente, segundo a Secretaria de Agricultura, 17 famílias do meio rural vendem sua produção. No local, é possível encontrar hortaliças, pães caseiros, compostas e outros produtos orgânicos e coloniais.

No total, há quatro feiras de rua em Santiago, que funcionam em dias alternados. A mais antiga é a do Hortomercado Municipal, que está completando 30 anos. Já a Feira de Orgânicos e a Feira do Ginasião foram criadas em 2016. Três delas funcionam das 17h às 19h, com exceção da Feira de Orgânicos, que abre aos sábados, a partir das 8h. Somente na feira do Bairro Vila Nova, há 17 famílias trabalhando.

Com as outras feiras, a prefeitura estima que cerca de 70 famílias do interior de Santiago sejam beneficiadas com a venda de seus produtos. Conforme estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura, as quatro feiras movimentam, por mês, em torno de R$ 300 mil.

- As feiras são tradicionais em Santiago, desde o tempo da charrete. Para os feirantes é bom porque têm retorno rápido - diz o secretário de Agricultura e Pecuária, Ademar Canterle.

A NOVA ESTRUTURA


Como será o projeto da Feira do Produtor Valdir Soares da Costa

  • 18 estandes para feirantes 
  • Espaço para circulação interna do público
  • Estrutura coberta
  • A feira mudará do atual endereço, na esquina das ruas Tito Becon e Ciro Mello, para a pracinha ao lado da rótula Gibelino Minuzzi, na Rua General Neto, em frente à igreja Assembleia de Deus. Os dois endereços são no Bairro Vila Nova
  • A obra está em andamento e deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre
  • A feira continuará atendendo às terças e quintas-feiras, às 16h, com hortifrutigranjeiros, produtos orgânicos e coloniais

Outras feiras

Hortomercado Municipal

  • Funciona às terças e sextas-feiras, das 16h50min às 19h

Feira do Ginasião 

  • Funciona às quartas-feiras, das 16h às 19h

Feira de Orgânicos 

  • Funciona aos sábados, na Praça Moisés Viana, das 8h às 11h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois são presos por dirigir embriagados no Carnaval Anterior

Dois são presos por dirigir embriagados no Carnaval

Cachorro morre em consequência de agressão em Santiago Próximo

Cachorro morre em consequência de agressão em Santiago

santiago